Sexta, 27 Mai 2022
Site em promoção

Em carta, Lula fala sobre união e força dos metalúrgicos do ABC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta quinta-feira (31/12) uma carta aos metalúrgicos da região por intermédio do site do Sindicato dos Metalúrgicos. No texto, o ex-sindicalista preferiu falar da união e da solidariedade dos integrantes da entidade sindical para defender os empregos durante a pandemia.

Sem querer falar sobre “a parte ruim” de 2020, Lula considera que foi um “ano desafiador” e que os metalúrgicos mostraram “a força da solidariedade e da união dos trabalhadores”. “Seja na luta pela manutenção dos empregos ou na defesa de um ambiente seguro para a volta do trabalho, mais uma vez, os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC mostraram a grandeza de uma categoria unida”.

O ex-presidente também ressaltou que as atitudes realizadas em meio a pandemia do covid-19 são um retrato da luta dos trabalhadores em relação aos últimos 40 anos. “Que em 2021 possamos abraçar nossos companheiros e enfrentar o que vier, juntos, mais uma vez. E que não nos falte a esperança, aquela que é verbo. Esperançar, como nos ensinou Paulo Freire”, concluiu Lula.

Confira a carta completa de Lula ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC:

"Aos meus companheiros e companheiras metalúrgicos e metalúrgicas do ABC,

Hoje se encerra um ano difícil, talvez um dos mais difíceis que já atravessamos. Um ano em que convivemos com a perda, com o medo, com a saudade.

Mas hoje não quero escrever sobre a parte ruim. Se 2020 foi um ano desafiador, vocês, companheiros, mais uma vez mostraram a força da solidariedade e da união dos trabalhadores.

Seja na luta pela manutenção dos empregos ou na defesa de um ambiente seguro para a volta ao trabalho, mais uma vez, os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC mostraram a grandeza de uma categoria unida.

Juntos, seguiram na contramão de um dos mais graves períodos de ataques e retrocessos impostos à classe trabalhadora. Uma luta coletiva que garantiu trabalho e sustento a milhares de famílias.

Enquanto o país atravessa uma crise de desesperança sem precedentes, hoje quero lembrar a vocês que foram os metalúrgicos do ABC que, há 40 anos, me ensinaram o significado da palavra companheiro. Uma palavra que significou tanto nesse 2020.

Que em 2021 possamos abraçar nossos companheiros e enfrentar o que vier, juntos, mais uma vez. E que não nos falte a esperança, aquela que é verbo. Esperançar, como nos ensinou Paulo Freire.

Feliz Ano Novo, com saúde, paz e união.

Do sempre companheiro"

Lula